Projeto Brasil de A a Z parte 02

Iguatu

Capital do arroz e do algodão

 

Distante  43 Km de Icó, encontra-se a cidade de Iguatu.

Já bem urbanizada conta com serviços de hotéis, moto-taxi, e aeroporto de pequeno porte.

SDC10004

A localidade anteriormente abrigava uma aldeia de índios Quixêlos, que em vez de guerrearem com os colonizadores, eles colaboravam com os mesmos.

Antes de receber o nome definitivo, Iguatu era conhecida como Telha, que fazia menção a uma grande lagoa de mesmo nome. Depois ficou conhecida como Sitio telha, Capela da Telha, Matriz da Telha, Povoação da telha e Missão da Telha, devido uma olaria existente na cidade.

A descoberta deste povoado se deu apenas em 1707 pelos Jesuítas. Em 1831 o povoado de telha já se tornara tão grande e próspero que foi elevada a freguesia.

Em 27 de Novembro de 1851 é desmembrada da cidade de Icó e elevada á condição de vila em 25 de janeiro de 1853.

Em 21 de Agosto de 1874 foi elevada á categoria de cidade.

A denominação de Iguatu surgiu com a publicação da lei 2.035 de 20 de Outubro de 1883, quando era presidente da Província do Cerará, o Dr. Sátiro de Oliveira Dias, baiano de nascimento.

Com a expansão da Estrada de Ferro de Baturité até a cidade do Crato (Ceará) em 1910, foram inauguradas quatro estações de trem no município- Sussuaruna, Iguatu, Jaguaribe Mirim e Alencar, as quais consolidaram a base econômica do município.

 

A estação serviu de terminal da linha da E.F Baturité até agosto de 1916, quando ela foi prolongada até Cedro, e no ano seguinte, até Lavras. Por isso, os habitantes de Lavras, mais ao sul, tinham de ir até Iguatu para embarcarem. Hoje é uma das estações operacionais da C.F.N, atual concessionária do trecho. O prédio sofreu grande reforma nos anos 70, perdendo suas características originais.

Em 2009, a cidade viu o fim de uma das indústrias que certamente alimentava os trens para Fortaleza, que transportavam o algodão e o óleo ali produzidos- a CIDAO.

Foi demolida para dar lugar á uma Universidade (o Campus Avançado de Iguatu da Universidade Regional do Cariri).

Seus trilhos e até vagões que existiam até Novembro foram sucateados. Empresários locais adquiriram esses materiais.

Devido o seu grande crescimento, é bom tomar cuidado com assaltos.

O transporte é realizado por lotações, mais somente até as 17: 30hs.

Atrativos

  • Museu Francisco Alcântara Nogueira;
  • Teatro;
  • Açude Trussu;
  • Complexo esportivo do Cocobó;
  • Centro de lazer Celso Montenegro;
  • Ponte Metálica;

 

 

 

 

  • Paróquia de Nossa Senhora Santana;

 

 

 

 

 

  • Lagoa de Iguatu;
  • Praça da Bíblia;

 

 

 

 

 

Para chegar até Iguatu há varias maneiras,pode ser pela BR-304 que vêm de Icó. Também pode pegar um ônibbus ou lotação de Icó-Iguatu.

Deixe um comentário